O deputado estadual Emerson Jarude (Novo) usou suas redes sociais nesta sexta-feira, 8, para denunciar um caso que envolve a jovem Kailliny, de 17 anos, diagnosticada com um câncer grave. Segundo ele, a Procuradoria-Geral do Estado do Acre solicitou na Justiça a devolução de R$ 405 mil, valor utilizado na compra de um medicamento que já está em uso pela paciente.
“O governo do Acre teve a cara de pau de pedir o dinheiro da Kailliny de volta. Você lembra dessa história? Uma menina de 17 anos, com câncer, que precisou da ajuda de todo mundo para conseguir um medicamento que podia salvar a vida dela. A Procuradoria do Estado mandou um documento pedindo que os 405 mil reais do remédio sejam devolvidos para o cofre do governo. Sim, o remédio que já foi comprado. Sim, o remédio que já está sendo usado. Sim, o remédio que pode ser a diferença entre viver ou morrer”, declarou Jarude no vídeo publicado.
O parlamentar classificou o pedido como “cruel, desumano e absurdo” e questionou quem teria sido o responsável pela decisão. Ele também criticou o fato de o Estado gastar milhões em eventos enquanto busca recuperar recursos usados para o tratamento da jovem.
“Enquanto o Estado gasta 31 milhões de reais com shows, faz festa e joga dinheiro pra cima, quer economizar tirando o remédio de uma menina com câncer? (…) O mínimo que o Estado pode fazer é respeitar a dor dela e ter vergonha na cara”, afirmou.
Até o momento, o Governo do Acre não se pronunciou oficialmente sobre a denúncia.