..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

INSS notifica 100 mil aposentados no Acre após suspeitas de descontos indevidos em benefícios

INSS notifica 100 mil aposentados no Acre após suspeitas de descontos indevidos em benefícios

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificou cerca de 100 mil aposentados e pensionistas no Acre para que verifiquem se sofreram descontos indevidos nos contracheques dos seus benefícios. A partir dessa ação, começaram a surgir diversas denúncias de irregularidades envolvendo entidades que realizaram cobranças sem autorização dos beneficiários.

Pescadores dos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira também foram vítimas dos descontos indevidos. De acordo com o presidente da Federação de Pescadores do Estado do Acre (FEPEAC), Eleildo Nascimento Souza, a Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA) vinha retendo R$ 35 por mês de cada aposentado da categoria, sem autorização prévia.

Diante das irregularidades, representantes da categoria ingressaram com pelo menos 50 ações judiciais contra o INSS, segundo afirmou o representante dos pescadores do Vale do Juruá. A estimativa é que o número de vítimas no Estado seja ainda maior, principalmente no interior. A notificação enviada pelo aplicativo Meu INSS pode ajudar a aumentar a identificação desses casos.

Quem recebeu a notificação do INSS deve acessar o aplicativo Meu INSS com CPF e senha do gov.br e utilizar a função "Consultar descontos de entidades". Caso identifique alguma cobrança não autorizada, é possível solicitar a exclusão da entidade com um simples clique.

Aqueles que ainda não têm conta no gov.br podem criar um perfil pelo site gov.br/governodigital ou baixando o aplicativo no celular.

Em casos de valores diferentes nos pagamentos ou suspeitas de golpe, o segurado deve procurar a Ouvidoria do INSS pelo telefone 135, pelo próprio aplicativo Meu INSS, ou ainda utilizar a plataforma Fala.BR, da Controladoria-Geral da União (CGU), para registrar denúncias formais contra entidades sindicais ou confederações envolvidas em esquemas de cobrança indevida.