O vídeo publicado pelo Portal Notícias da Hora, nesta sexta-feira, dia 08, mostrando servidores do Instituto Federal do Acre (Ifac) abandonando o local em que Lula discursava, pela porta dos fundos da Cooperacre, foi esclarecido pela Diretoria de Comunicação da instituição. Lula cumpriu agenda no Acre durante a manhã, e depois seguiu para Rondônia.
Segundo o Ifac, os servidores do instituto federal saíram do espaço em que Lula discursava para aguardar o término da fala do presidente do lado de fora, a pedido do reitor da instituição, o professor Fábio Storch Oliveira. O ministro Camilo Santana acompanhou o momento em que os servidores arrodearam as grades para cumprimentar Lula, quando o presidente deixava o galpão em que discursou.
“Foi mencionado que os servidores do Ifac teriam abandonado o local durante a fala do presidente. No entanto, o que de fato ocorreu é que esses servidores foram convidados pela própria equipe da Presidência da República para se retirarem naquele momento, a fim de participarem de uma foto oficial com o presidente na área externa do evento — após o término do discurso”, explicou a Diretoria de Comunicação do Ifac.
No Acre, Camilo Santana e Lula anunciaram a construção de um novo campus para o Ifac, na cidade de Feijó. O espaço será construído em uma área de 24.429,59 m² e contará com investimento de R$ 15 milhões na construção do prédio, além de R$ 10 milhões destinados à aquisição de materiais e equipamentos.