..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Há quase dois anos fora do mandato, Mara Rocha cresce nas pesquisas rumo ao Senado e fortalece memória junto ao eleitor

Há quase dois anos fora do mandato, Mara Rocha cresce nas pesquisas rumo ao Senado e fortalece memória junto ao eleitor

A ex-deputada federal Mara Rocha tem sido a grande novidade na corrida por uma vaga ao Senado Federal, em 2026. Dados extraídos das últimas três pesquisas realizadas pelo Instituto Data Control/A Tribuna e pela Delta/Notícias da Hora mostram a evolução positiva da ex-parlamentar, que chega a bater nomes de políticos com mandato, como é o caso do senador Marcio Bittar.

Na pesquisa Data Control/A Tribuna realizada em março deste ano, Mara Rocha aparecia entre os quatro primeiros nomes na disputa pelas duas vagas ao Senado. Mara Rocha estava na quarta posição com 9,6%. Ela também foi uma das que tiveram a menor rejeição pelo eleitorado pesquisado: 4,1%.

Em abril, a pesquisa Delta, encomendada pelo Notícias da Hora, colocou Mara em terceiro lugar em um cenário com Gladson Cameli (31,09%) e Jorge Viana (13,85%). Novamente, ela bateu o senador do União Brasil, Marcio Bittar, que aparecia com apenas 12,16%, enquanto Mara tinha 12,68%.

Em outro cenário pesquisado pela Delta, sem a presença do nome do governador Gladson Cameli na disputa para o Senado Federal, Mara Rocha levava a segunda vaga com 18.84%, batendo o petista Jorge Viana (17.22%), que ficava em terceiro. Marcio Bittar ficaria com a primeira vaga, com 20.57%.

A pesquisa Data Control/A Tribuna divulgada hoje (6) questionou o eleitor, dentre os nomes citados, para quem seria o primeiro voto. Mara Rocha aparece em segundo lugar, com 11,2%, ficando atrás apenas do governador Gladson Cameli, com 29,2%. Jorge Viana tem 10,6% e Marcus Alexandre, 9,4%.

O total de votos nulos da pesquisa Data Control supera os que dizem votar em Marcio Bittar. Nulos são 7,8%. Os que afirmam votar em Bittar são 6,6%. O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom também é citado pelo Data Control. Ele tem 6,2%. A deputada federal Socorro Neri surge com 5%. Não sabe: 4,2%. Jenilson Leite, do PSB, pontuou 4,2%. Sérgio Petecão e Jessica Sales têm 2,8%, cada.