..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Guida Aquino exonera vice-reitor Josimar da assessoria e evidencia racha na gestão da Ufac

Guida Aquino exonera vice-reitor Josimar da assessoria e evidencia racha na gestão da Ufac

Vice-reitor acusa Guida de negar o exercício de substituições nas ausências e impedimentos da Reitoria, em flagrante violação do Regimento Interno e, principalmente, da vontade da comunidade universitária.

A gestão da Universidade Federal do Acre (Ufac) está rachada. Uma mudança no comando da Assessoria de Cooperação Interinstitucional (ACI) abalou a relação entre a reitora Guida Aquino e o vice-reitor Josimar Batista. O fato veio à tona esta semana após Josimar publicar uma nota repudiando a exoneração dele do cargo de assessor da ACI. Ele exercia a função cumulativamente como o cargo de vice-reitor desde agosto de 2018.

“Em segundo lugar, reconheço que ajustes administrativos fazem parte da dinâmica universitária. No entanto, defendo que tais medidas sejam conduzidas com diálogo institucional, respeito às normas internas e adequado planejamento. A medida implementada de forma abrupta e sem qualquer discussão prévia, além de desconsiderar o histórico de eficiência e produtividade da equipe, coloca em risco a continuidade doas trabalhos já em andamento e gera insegurança funcional aos servidores lotados na ACI”, afirma Josimar Batista.

Em outro trecho, o vice-reitor diz que a atitude de Guida Aquino visa atingi-lo diretamente e “configura o desmonte deliberado que visa atingir minha atuação institucional, canalizando a função pública para o exclusivo atendimento de interesses particulares em detrimento da própria Ufac”.

Josimar diz ainda que: a pouco tempo da deflagração das eleições para Reitoria da Ufac e diante da minha intenção de concorrer ao cargo, essa medida surge como mais um capítulo de um projeto sistemático de deslegitimação e enfraquecimento da minha atuação institucional, que, entre outras práticas, passou a me negar o exercícios de substituições nas ausências e impedimentos da Reitoria, em flagrante violação do Regimento Interno e, principalmente, da vontade da comunidade universitária”, desabafa.

Guida Aquino rebate declarações de Josimar Batista

A reitora Guida Aquino não deixou barato as declarações e exposição pública do racha entre os dois. Guida disse que a saída dele da função de assessor institucional atende a critérios técnicos.

“Não tinha a menor pretensão de tratar dessa questão nesse espaço, mas em nome da transparência e por respeito a toda comunidade universitária, venho restabelecer a verdade, diante de uma narrativa desconectada da realidade e desprovida de fundamentos normativos. A decisão tomada em conjunto com a equipe de Gestão da Ufac foi amparada pela necessidade de readequar um setor estratégico diante dos novos desafios que enfrentaremos, especialmente com a criação da Pró-Reitoria de Inovação e Tecnologia (PROINT) pelo Conselho Universitário”, diz Aquino.

Em outro ponto da fala dela, a reitora deixa claro que a escolha de outro nome para a chefia da ACI leva em consideração um “perfil ainda mais dinâmico, capaz de impulsionar a universidade frente às rápidas mudanças e oportunidades do cenário atual”, ressaltou.