..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Governo regulamenta uso de recursos do Fundo Social para melhoria habitacional no Minha Casa, Minha Vida

Governo regulamenta uso de recursos do Fundo Social para melhoria habitacional no Minha Casa, Minha Vida

O Ministério das Cidades publicou na edição desta terça-feira, 14, do Diário Oficial da União (DOU) Portaria MCID nº 1.192, de 10 de outubro de 2025, que regulamenta o uso de recursos do Fundo Social (FS) para a linha de crédito destinada à melhoria habitacional no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

A nova norma define os aspectos financeiros e operacionais da aplicação desses recursos, com foco em famílias de baixa e média renda.

A linha de crédito será voltada para beneficiários com renda familiar mensal de até R$ 9.600, sendo que famílias com renda de até R$ 3.200 poderão contar com o apoio do Fundo Garantidor da Habitação Popular (FGHab), conforme previsto na Lei nº 11.977/2009.

De acordo com a portaria, os recursos do FS — descentralizados ao Ministério das Cidades — serão integralmente destinados à linha de crédito de melhoria habitacional. O financiamento segue as diretrizes e condições estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e deverá ser operacionalizado por uma instituição financeira contratada que atuará como Gestor Operacional e Agente Financeiro.

Essa instituição será responsável por manter os recursos segregados em uma conta específica, chamada de Conta Gráfica, além de prestar informações periódicas ao Ministério sobre a execução orçamentária e financeira da linha. Também deverá encaminhar relatórios gerenciais e contábeis detalhados, além de colaborar na elaboração do plano anual de aplicação de recursos do Fundo Social.

A norma ainda prevê a possibilidade de delegação da função de unidade gestora do Fundo Social à instituição financeira contratada, o que inclui a execução orçamentária e o registro contábil dos valores aplicados.