O Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), realiza nesta quinta-feira, 6 de novembro, uma série de entregas de imóveis da União ao Governo do Estado do Acre e a instituições parceiras, no âmbito do Programa Imóvel da Gente.
As destinações reforçam o compromisso do Governo Federal com o uso social do patrimônio público, convertendo áreas da União em equipamentos voltados à educação, inclusão social, agricultura familiar e segurança alimentar. Juntas, as entregas somam mais de R$ 11 milhões em patrimônio público reaproveitado em benefício direto da população acreana.
ENTREGAS EM DESTAQUE
Cozinha Comunitária “Mãos Amigas – Juntos pelo Acre – Cuidando de Pessoas” (Rio Branco)
Por meio de uma cessão gratuita de imóvel da União ao Governo do Estado, será instalada a Cozinha Comunitária “Mãos Amigas”, que vai produzir até 500 refeições diárias para famílias em vulnerabilidade e população de rua. O espaço também ofertará oficinas de capacitação e ações de inclusão produtiva, integrando o Programa Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.
Escola de Tempo Integral (Rio Branco)
A Secretaria do Patrimônio da União também cedeu, gratuitamente, um terreno de 11.896 m² ao Governo do Estado do Acre para construção de uma Escola de Tempo Integral, com 13 salas de aula, biblioteca, laboratórios e quadra coberta. O projeto amplia a oferta de vagas na rede pública estadual e fortalece a educação integral no estado.
Laboratórios Tecnológicos do IEPTEC (Rio Branco)
O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do Acre (IEPTEC) vai receber uma área de 71.990 m² para construção de três laboratórios tecnológicos nas áreas de Piscicultura, Informática e Agronegócio. O complexo educacional apoiará a formação técnica e superior, impulsionando inovação e oportunidades de trabalho.
Aeródromo e Regularização Fundiári-a em Xapuri
O Governo do Estado do Acre também receberá, por meio de doação um imóvel da União com 351.790 m². A destinação garante a regularização do aeródromo de Xapuri, estrutura para o Corpo de Bombeiros e regularização fundiária de 250 famílias, garantindo moradia digna e segurança jurídica.
Centro de Referência da Agricultura Familiar e Economia Solidária – CRAF (Rio Branco)
Um novo Centro de Referência da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Acre (CRAF) será construído em um imóvel cedido imóvel de 1,4 milhão de m² à UNICAFES/AC para implantação do espaço que deve reunir cooperativas e associações em atividades de beneficiamento, capacitação e comercialização de produtos regionais, fortalecendo a agricultura familiar e a economia solidária.
