..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Governo do Acre fortalece atuação técnica em workshop internacional da ANTT sobre desafios climáticos na infraestrutura

Governo do Acre fortalece atuação técnica em workshop internacional da ANTT sobre desafios climáticos na infraestrutura

O governo do Estado do Acre, representado pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre) e pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), marca presença no Workshop Regional da América Latina sobre Resiliência da Infraestrutura de Transportes, realizado entre 27 e 29 de maio na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, o diretor de Planejamento e Expansão da Autarquia, Júlio Martins e o secretário de Obras Públicas, Ítalo Lopes, participam do evento, que reúne especialistas, autoridades e representantes de países latino-americanos para discutir estratégias que tornem os sistemas de transporte mais seguros, sustentáveis e preparados para enfrentar desafios climáticos.

Sula Ximenes destacou a importância do evento para o Acre, reforçando o compromisso com a melhoria da infraestrutura local. “Participar desse workshop é mais do que uma troca de ideias; é uma chance de trazer soluções práticas para o nosso estado. Queremos aprender com experiências de outros lugares e aplicar esse conhecimento para construir estradas e obras que resistam aos desafios do clima e melhorem a vida do nosso povo”, afirmou.

A abertura do encontro contou com a presença de autoridades como o ministro dos Transportes, Renan Filho; o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; a secretária da COP30, Ana Toni; o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio; além de representantes internacionais, como o embaixador da Índia no Brasil, Sandeep Kumar Kujur, e a diretora da Coalition for Disaster Resilient Infrastructure (CDRI), Ranjini Mukherjee.

Evento internacional discute soluções para a infraestrutura de transportes frente às mudanças climáticas. Foto: Luy Andriel/Deracre

O secretário Ítalo Lopes enfatizou o impacto técnico e estratégico da participação do Acre. “Estamos aqui para absorver conhecimento e boas práticas que nos ajudem a planejar e executar obras mais robustas e adaptadas às mudanças climáticas. Nosso foco é garantir infraestrutura de qualidade que seja duradoura e atenda às necessidades da população acreana”, declarou.

Promovido pela ANTT, em parceria com o Ministério dos Transportes e a CDRI, o workshop apresenta estudos de caso, soluções inovadoras e práticas bem-sucedidas na América Latina para enfrentar riscos naturais e promover a resiliência em transportes. A programação, realizada no auditório Eliseu Resende, fortalece a cooperação regional e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para sistemas de mobilidade mais preparados para os desafios do presente e do futuro.