Com o objetivo de ampliar o diálogo com países vizinhos e fortalecer conexões com mercados globais, o governo do Estado do Acre inaugurou na segunda-feira, 28, o Salão Internacional de Negócios e Integração, um dos principais destaques da 50ª edição da Expoacre.
O evento, que ocorreu no Espaço Ecossistema de Inovação e Negócios, tem como objetivo fortalecer o diálogo com países vizinhos e ampliar as conexões comerciais com mercados sul-americanos, especialmente Peru e Bolívia.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), em parceria com o Consulado do Peru, e reúne autoridades, empresários e representantes de câmaras de comércio para debater projetos estratégicos como a Integração Bioceânica, o Plano Estadual de Logística e a Rota Quadrante Rondon, que conecta o Acre aos portos do Pacífico.
“Trouxemos produtores, representantes do governo e produtos de regiões como Cusco, Arequipa, Puno e Madre de Dios. A Expoacre é uma ponte entre nossas culturas e mercados”, disse Salinas”, salientou Alejandro Salinas, representante da Câmara de Comércio do Peru.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a presidente da ANAC, Waleska Bezerra; o coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros; o vice-cônsul do Peru, Guilhermo Barranzella Laredo; a presidente da Associação Comercial do Acre, Patrícia Dossa; além de representantes da Bolívia e do setor empresarial local.
Durante o evento, o governo acreano prestou homenagem aos representantes dos países vizinhos em alusão ao Dia Nacional do Peru, celebrado em 28 de julho. A iniciativa reforça os laços históricos e culturais entre Acre e Peru.