..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Governador Gladson Camelí inaugura primeira unidade beneficiadora de café de Cruzeiro do Sul

Governador Gladson Camelí inaugura primeira unidade beneficiadora de café de Cruzeiro do Sul

O governador Gladson Camelí inaugurou neste sábado, 18, no Polo Moveleiro, a primeira unidade beneficiadora de café de Cruzeiro do Sul, um marco para o fortalecimento da cafeicultura no Vale do Juruá. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Agência de Negócios do Acre (Anac) e a empresa Manave Comércio e Indústria de Beneficiamento de Café, representando um importante avanço na cadeia produtiva do setor na região.

Governador agradece a iniciativa que mudará a realidade econômica da região. Foto: Marcos Santos/Secom

Com a ocupação do espaço por parte da Manave, será possível o beneficiamento de 3.500 sacas de café em 2025, com projeção de atingir 7.700 sacas já no próximo ano. O investimento total na operação chega a R$ 4 milhões, com predominância de capital privado. A utilização do galpão do Estado vai gerar 35 empregos diretos e cerca de 200 indiretos, impactando positivamente centenas de famílias locais.

Estrutura da primeira unidade beneficiadora de café de Cruzeiro do Sul. Foto: Diego Silva/Secom

A presidente da Anac, Waleska Bezerra, destacou que o projeto reforça o papel estratégico da agência no estímulo a parcerias que unem o poder público e a iniciativa privada.

“Uma grande conquista para os produtores da região”, pontuou Walesca. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

“A implantação dessa unidade é um passo decisivo para o desenvolvimento econômico regional. Estamos criando condições reais para que o pequeno produtor tenha acesso a um processo de beneficiamento moderno, agregando valor ao produto e fortalecendo toda a cadeia do café acreano”, afirmou Waleska.

Parceria pública e privada garantem melhores condições para o manejo da cafeicultura em Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Santos/Secom

O beneficiamento do café é uma etapa fundamental após a colheita, que envolve a limpeza, a secagem e o preparo dos grãos para comercialização e torrefação. O processo melhora a qualidade final do produto e permite que o café da região conquiste novos mercados, inclusive fora do estado.

Equipamentos modernos nas instalações da unidade. Foto: Diego Silva/Secom

O governador Gladson Camelí agradeceu aos produtores e empresários que acreditam no potencial do Acre. “Além de inaugurar uma estrutura, estamos abrindo oportunidades para centenas de famílias. Mas a minha gratidão maior é para os nossos produtores de café e os nossos empresários que se integram a esse ciclo de negócios. A contribuição de cada um de vocês para o fortalecimento da economia do Acre é inestimável. Essa união entre o público e o privado é o que garante resultados concretos”, destacou o governador.

Solenidade de inauguração da primeira beneficiadora de café de Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Santos/Secom

O prefeito de Cruzeiro do Sul Zequinha Lima  enfatizou o papel da unidade como motor de desenvolvimento local. “Esse é um investimento que traz esperança e crescimento para o nosso povo. A produção de café em Cruzeiro do Sul tem mostrado qualidade e potencial, e agora passa a ter o suporte necessário para alcançar novos patamares de competitividade”,afirmou.

“O café está transformando a realidade econômica do Juruá”, disse Gladson Camelí. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Produtor e professor universitário, Leonardo Carvalho, um dos pioneiros na cafeicultura da região, celebrou a conquista como um sonho que começa a se tornar realidade. “Quem trabalha com café sabe o quanto é importante ter uma estrutura de beneficiamento próxima. Isso reduz custos, melhora a qualidade do produto e valoriza o esforço do produtor rural. Estamos vivendo um novo momento para a cafeicultura do Juruá”, destacou.