..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Gladson sanciona LDO aprovada na Aleac com emenda de Edvaldo que garante discussão da RGA para os servidores

Gladson sanciona LDO aprovada na Aleac com emenda de Edvaldo que garante discussão da RGA para os servidores

O governador Gladson Camelí (PP) sancionou nesta sexta-feira (1/8) a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) em julho, para o exercício financeiro de 2026. A projeção é de R$12,4 bilhões, representando um crescimento nominal de 8% em relação à proposta de 2025. O relator da matéria foi o deputado Tadeu Hassem (Republicanos).

O texto sancionado manteve a emenda, de autoria do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), que assegura a revisão geral anual (RGA), para os servidores públicos do Estado, no projeto de lei orçamentária anual (PLOA), que deve ser analisado em dezembro deste ano.

“Todas as vezes que a gente vai fazer a LOA, esse artigo nunca tinha sido colocado. Neste sentido, quero parabenizar a relatoria que modifica a proposta que eu apresentei, mas que garante o artigo 37 da Constituição Federal. É impossível fazer o Orçamento para 2026, sem levar em consideração o RGA, que é claro o texto de que tem que ser na mesma data, no mesmo percentual unificado de reposição das perdas inflacionárias. É isso que está escrito na Constituição. Reproduzir na LDO o que está na Constituição é necessário para a gente ter essa discussão lá no Orçamento. Para quando vir a peça orçamentária, o reajuste tem que está vindo junto. Eu estou entendendo dessa forma. Eu não gostaria de fazer cabo de guerra: ah, eu sou o autor. Eu acho que isso é um sentimento coletivo. Eu estou apenas traduzindo”, disse Edvaldo Magalhães, em julho.

A LDO sancionada traz a estruturação do Orçamento Climático, uma iniciativa que insere de forma estratégica a variável ambiental no planejamento estadual. A proposta é alinhar o orçamento às ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, fortalecendo o papel do Acre na agenda ambiental da Amazônia. A medida contribui para a sustentabilidade das políticas públicas e para o cumprimento de compromissos nacionais e internacionais relacionados ao clima.
O texto também mantém o compromisso com políticas públicas que promovam a equidade e a inclusão, com a previsão de orçamentos temáticos, como o Orçamento Criança e Adolescente (Ocad) e o Orçamento Sensível a Gênero (OSG).

Para melhorar a eficiência da gestão pública, o PLDO reforça a obrigatoriedade do Plano de Contratações Anuais (PCA), instrumento que antecipa a previsão de compras e contratações por parte dos órgãos estaduais. O PCA reduz improvisos, qualifica os processos licitatórios e fortalece a gestão estratégica dos recursos.