A ferrovia bioceânica, que sairá da Bahia, no Brasil, com destino ao Porto de Chancay, no Peru, pode ganhar um novo traçado no Acre, não passando pela fronteira do Alto Acre, mas sim seguindo paralela à BR-364, sentido Cruzeiro do Sul, até Pucallpa, cidade do Departamento de Ucayali, do lado peruano. É o que revela um artigo publicado na última quinta-feira (17) pelo jornal El Comercio, de grande circulação no país andino.
De acordo com dados que o jornalista Carlos Gonzales teve acesso, o governo peruano visa modernizar a Ferrovia Central Andina, expandindo o trecho entre Cerro de Pasco a Pucallpa.
"O Peru tem uma iniciativa proposta, que já discutimos, para conectar Pucallpa com o litoral. Essa é a nossa obrigação como país, que é fornecer conectividade às nossas cidades, e estamos trabalhando nisso. Vamos elaborar os termos de referência e todo o processo para poder conectar Pucallpa com o litoral", disse o chefe do Ministério da Economia e Finanças, Raúl Pérez Reyes, durante um evento em Huánuco.
O ministro peruano afirmou ainda que já existe a ferrovia entre Cerro de Pasco a Lima, mas é preciso expandi-la até Pucallpa, cidade peruana, distante de Cruzeiro do Sul, cerca de 181 quilômetros, em linha reta.
"Em princípio, existe um trem que conecta Cerro de Pasco a Lima, então vamos expandir esse trem para que Cerro de Pasco chegue a Pucallpa, mas também vamos propor a modernização do trem que sai de Cerro de Pasco e chega a Lima, já que é muito antigo. A ideia não é apenas fazer o trecho de Cerro de Pasco a Pucallpa, mas também o trecho de Cerro de Pasco a Lima, modernizando-o para que se conecte, chegando a Lima, e possa ser desviado e chegar a Chancay ou ir a Callao, isso dependerá da carga a ser transportada”, acrescentou.
O Peru já tem o valor que custará esse trecho da ferrovia bioceânica. De Chancay a Pucallpa, o investimento será de US$ 14,38 bilhões, terá 904 quilômetros de extensão, cruzará a costa, as montanhas e a selva central do Peru e será uma linha de tráfego misto, transportando passageiros e cargas, segundo o Ministério dos Transportes do Peru.
Ao todo, serão 51 quilômetros de pontes, 156 quilômetros de túneis e 97 quilômetros de viadutos.
“O projeto foi registrado no Banco de Investimentos em 11 de outubro de 2024. Os termos de referência para a contratação de um consultor para a realização do estudo de pré-investimento do projeto já foram elaborados. Atualmente, o Escritório de Suprimentos do MTC está realizando um estudo de mercado para estabelecer o valor de referência para o serviço contratado”, diz a reportagem publicada pelo El Comercio.