..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Ex-presidente Alejandro Toledo é condenado a mais de 13 anos de prisão por lavagem de dinheiro no Peru

Ex-presidente Alejandro Toledo é condenado a mais de 13 anos de prisão por lavagem de dinheiro no Peru

A Justiça do Peru condenou na quarta-feira, 3, o ex-presidente Alejandro Toledo a 13 anos e quatro meses de prisão pelo crime de lavagem de dinheiro. Esta é a segunda sentença contra o ex-mandatário, de 79 anos, relacionada a esquemas de corrupção envolvendo a construtora brasileira Odebrecht, atualmente chamada Novonor.

Segundo a promotoria, Toledo utilizou recursos de propina pagos pela empreiteira para a compra de imóveis de alto valor em Lima. Ao lado da esposa, o ex-presidente teria desembolsado cerca de US$ 5,1 milhões na aquisição de uma residência, um escritório em bairro nobre da capital e no pagamento de hipotecas de outras duas propriedades.

As investigações apontam que os valores foram transferidos por meio de uma empresa offshore registrada na Costa Rica, criada com o objetivo de ocultar a origem ilícita do dinheiro.
Esta não é a primeira vez que Toledo é condenado pela Justiça peruana.

Em outubro do ano passado, ele recebeu pena de 20 anos e seis meses de prisão por ter aceitado, de acordo com a acusação, até US$ 35 milhões em subornos da Odebrecht em troca de favorecer contratos de infraestrutura no país.