..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

“Estamos construindo um parlamento mais moderno, justo e comprometido", diz Joabe Lira sobre os 100 primeiros dias à frente da Câmara

“Estamos construindo um parlamento mais moderno, justo e comprometido", diz Joabe Lira sobre os 100 primeiros dias à frente da Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Joabe Lira (União Brasil), apresentou na sessão desta terça-feira, 15, no Legislativo municipal, um balanço dos 100 primeiros dias de sua gestão à frente do Legislativo. Segundo o parlamentar, o período inicial foi marcado por avanços institucionais, modernização administrativa, fortalecimento da atuação legislativa, transparência e uma relação mais próxima com a população.

Durante seu discurso, Lira destacou iniciativas que já demonstram os resultados de uma gestão participativa e voltada para os interesses da sociedade. Um dos principais marcos apontados por ele foi a realização da 1ª edição da Câmara Itinerante 2025, projeto que levou os serviços da Casa Legislativa até os bairros da Capital.

“Nós fizemos isso já agora, dentro dos nossos primeiros 100 dias de mandato. Tivemos 300 atendimentos, contando com atendimento da OCA, a OAB que foi parceira também, as vans odontológicas da prefeitura, o Hospital do Rim e a Secretaria de Saúde. Foi muito bom. Eu acredito que a população quer o seu representante próximo, ouvindo, dialogando, para juntos construirmos soluções para suas demandas”, enfatizou o presidente.

Modernização e gestão eficiente

Com foco em tornar a Câmara mais ágil e acessível, a atual gestão reorganizou o fluxo interno de processos e criou a Comissão de Avaliação de Documentos. A medida visa regulamentar a gestão documental da Casa e garantir o direito de acesso à informação, além de preservar o acervo físico e digital como patrimônio público.

Valorização dos servidores

Outro eixo importante do trabalho desenvolvido até aqui tem sido a valorização dos servidores. Foi implantado um calendário de pagamentos, proporcionando previsibilidade financeira e reconhecendo o papel essencial dos colaboradores da Casa. A gestão também tem promovido um ambiente de trabalho mais humanizado e alinhado com os objetivos institucionais.

Transparência e participação cidadã

A transparência foi citada por Lira como uma das prioridades da gestão. A transmissão online de todas as sessões plenárias foi mantida e fortalecida, garantindo que a população acompanhe de perto o trabalho dos vereadores. Além disso, foi atualizada a regulamentação da Tribuna Popular, para estimular ainda mais a participação direta dos cidadãos nas atividades legislativas.

Atuação parlamentar fortalecida

O presidente também celebrou o desempenho ativo dos parlamentares nesses primeiros meses. Segundo ele, o volume de proposições legislativas demonstra o compromisso da atual legislatura com os anseios da população.

“Nós conseguimos fazer aqui um breve relato de tudo que foi feito durante esses 100 dias. Foram apresentados 45 projetos de lei, 24 projetos de resolução, 3 projetos de lei complementar, 98 requerimentos e 2.161 indicações feitas pela Câmara Municipal de Rio Branco, que engloba os 21 vereadores. Isso mostra que essa legislatura está compromissada e próxima da população”, destacou Lira.

Compromisso com os direitos humanos

Outro avanço apontado foi a criação da Comissão de Combate ao Assédio e Violência de Gênero, que tem como objetivo reforçar o compromisso da Casa com os direitos humanos, a igualdade de gênero e a dignidade da pessoa.

Gestão fiscal responsável e infraestrutura

A gestão também tem priorizado o uso consciente dos recursos públicos, promovendo revisão de contratos, redução de despesas em setores não essenciais e assegurando transparência nos processos licitatórios. As obras da nova sede da Câmara seguem avançando, com a promessa de oferecer melhores condições de trabalho para servidores e atendimento mais digno à população.

Encerrando seu pronunciamento, Joabe Lira reafirmou o compromisso da presidência com uma gestão eficiente, democrática e próxima da comunidade.
“Esses primeiros 100 dias foram apenas o começo. Estamos construindo um parlamento mais moderno, justo e comprometido com os rio-branquenses”, concluiu o parlamentar.