Nesta quarta-feira (15/10), professores da rede pública estadual se manifestam no hall da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). A professora Rosana Nascimento, presidente do Sinteac (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre), falou a respeito da manifestação. Ela cobrou o retorno dos 10% da tabela da Educação.
“Infelizmente nós não temos o que comemorar, porque esse governador, Gladson Camelí, assaltou nossos 10% da nossa referência, achatando nossos salários. Hoje as perdas são enormes, mais de 500 a quase 2 mil reais a eles, funcionários e professores. Vejo o índice da qualidade do ensino? Isso teve reflexos imensos. São 8 anos de governo de Gladson Camelí e ele conseguiu deixar o Acre em último lugar na qualidade do ensino, isso é um reflexo, foi uma injustiça cometida conosco”, disse Rosana.
"Governador, o senhor tem condições, tem dinheiro para devolver nossos 10%. Esses dados da Lei de Responsabilidade Fiscal foram manipulados, porque aí 0,04%, assim, não é nada. Se ele quisesse devolver, devolveria. É porque ele não respeita a Educação, só fez isso com a Educação, só achatou o salário dos trabalhadores da Educação, chega de injustiça. Corrija a sua maldade, devolva nossos 10%. Já está saturado”, disse Nascimento.
Em outro trecho da entrevista, Rosana disse que o Sinteac pretende deliberar a não iniciação do ano letivo de 2026, se não tiver o retorno da tabela salarial. “Isso tem que ocorrer ainda esse ano: voltar a tabela e a reformulação do PCCR. Ele tem que querer, realmente”.