Os candidatos que pretendem participar da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e desejam solicitar isenção da taxa de inscrição têm até as 23h59 desta terça-feira, 8, para fazer o pedido. A solicitação deve ser realizada exclusivamente pelo sistema da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca responsável pela organização do certame, por meio de login com conta Gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 70,00 para cargos de níveis médio e superior e poderá ser paga até o dia 21 de julho.
Quem pode pedir isenção
De acordo com o edital do CPNU 2025, têm direito à gratuidade os candidatos que se enquadram em uma das seguintes situações:
- Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
• Doadores voluntários de medula óssea registrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde;
• Bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni);
• Estudantes com curso financiado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A simples participação anterior em programas sociais ou a concessão de isenção em concursos anteriores não garanteisenção automática neste certame. Falsas declarações podem levar à eliminação do candidato e responsabilização legal.
Documentação exigida
A retificação do edital, publicada em 3 de julho, dispensou os candidatos inscritos no CadÚnico de preencherem o Número de Identificação Social (NIS) no ato da solicitação.
Outros candidatos devem observar as seguintes exigências:
• Prouni e Fies: selecionar a modalidade correspondente no sistema de inscrição;
• Doadores de medula óssea: anexar documento oficial com foto e comprovante de doação com data, assinatura da autoridade emissora, nome legível ou certidão/cartão de doador expedido por entidade reconhecida.
Somente serão aceitos arquivos nos formatos JPG, JPEG, PNG ou PDF, com limite de 5 MB. Não serão aceitos documentos enviados por fax, e-mail, correio ou entregues presencialmente.
Os pedidos de isenção serão avaliados pela FGV, que consultará os órgãos responsáveis pelo CadÚnico, Prouni, Fies e Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).
O resultado preliminar das solicitações será divulgado em 10 de julho. Em caso de indeferimento, o candidato poderá apresentar recurso no prazo de dois dias úteis. O resultado final será publicado em 18 de julho.
Apelidado de "Enem dos Concursos", o CNU 2025 oferece 3.652 vagas distribuídas entre 32 órgãos federais. A seleção será realizada em duas fases: provas objetivas em outubro e, para os aprovados, provas dissertativas em dezembro. Os cargos estão organizados em nove blocos temáticos, permitindo que o candidato escolha diferentes cargos dentro de um mesmo bloco, indicando sua ordem de preferência.