O Encontro “Pespectivas da reabilitação no Brasil, uma visão médico-paciente”, com a presença especial do médico ortopedista e traumatologista Flávio Benez com a palestra “Reabilitando Vidas e Sonhos” está mobilizando a participação de centenas de pessoas que já confirmaram suas inscrições na plataforma online disponibilizada pelo governo do Estado para toda a sociedade interessada em participar.
A organização do encontro, sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Governo (Segov) e da Fundação Hospitalar do Acre Governador Flaviano Melo (Fundhacre) espera um público estimado em 500 pessoas para o evento que já é considerado o maior realizado no Acre destinado a debater a inclusão, superação e reabilitação de Pessoas com Deficiência (PcD), fruto de uma parceria do poder público estadual com instituições, entidades de classe e a sociedade civil.
Além da palestra do especialista no assunto, Flávio Benez, a programação do encontro inclui a apresentação de histórias de vida de pessoas do Acre com deficiência (PcDs) com a participação da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiências do Acre (Conede), Ana Cunha, e do representante do Centro de Apoio às Pessoas com Deficiência Física do Acre (Capedac), José Aurismar da Silva, o Mazinho.
O secretário de Governo, Luiz Calixto, ressalta que a gestão do governador Gladson Cameli e da vice-governadora Mailza Assis é comprometida em melhorar a vida de toda a população acreana independente de sua condição.
“É um governo que trabalha para a cuidar das pessoas e por isso estamos trazendo o doutor Flávio para transmitir sua experiência de motivação, de superação, de inspiração. Essa palestra tem como finalidade dar visibilidade a esta causa, que é transversal. No Acre nós temos um número significativo de pessoas com deficiência que precisa ser olhado de forma muito positiva e isso passa também por uma sensibilidade do governo de se articular cada vez mais com a sociedade civil para discutir esses temas com vistas a políticas públicas mais eficientes. A partir dessas palestras. Desses encontros, é possível ao governo traçar as políticas públicas necessárias para enfrentar, de forma muito competente, essa questão”, justificou.
Na semana do encontro que será realizado nesta sexta-feira (25) no auditório do Centro Universitário Uninorte, o secretário tem percorrido órgãos e entidades de classe com o objetivo de envolver atores que tem papel importante no debate sobre inclusão e acessibilidade, tais como: a Rbtrans, onde se reuniu com o superintendente Clendes Vilas Boas; no Conselho Regional de Medicina (CRM), com a presidente, médica Leuda D’ávalos; e no Sindicato dos Médicos, com o presidente, médico Guilherme Pullicci.
Além de sensibilizar e motivar a participação de profissionais da área, acadêmicos dos cursos de saúde das instituições de ensino superior, Ufac, Fameta e Uninorte estão sendo mobilizados.
Com carga horária de 04 horas e entrega de certificados de participação, o evento tem início previsto para as 17 horas e as inscrições estão disponíveis por meio do link:
https://www.even3.com.br/encontro-602163/