O delegado Emylson Farias foi aclamado presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Acre (Adepol/AC) nesta quarta-feira, 9 de abril. A eleição, inicialmente prevista para ocorrer em julho, foi antecipada em razão da formação de chapa única, denominada “União, Respeito e Valorização”. Diante do consenso entre os associados, o pleito foi resolvido por aclamação.
Com vasta trajetória na segurança pública do Estado, Emylson Farias já ocupou o cargo de secretário de Segurança Pública e integrou o grupo de combate ao crime organizado em um dos períodos mais críticos da segurança no Acre, à época conhecido como o enfrentamento ao “Esquadrão da Morte”.
Farias destacou a responsabilidade e a união em torno de sua candidatura: “A posse vai se dar na última semana de maio, segundo o calendário eleitoral. Fomos eleitos para conduzir a associação pelos próximos três anos, com o delegado Martin Hessel como vice-presidente. Recebo essa missão com muita alegria, porque conversamos com todos os colegas e houve consenso em torno de uma chapa. Isso mostra unidade, o que é fundamental, mas também aumenta o nosso senso de responsabilidade.”
O novo presidente reforçou que sua gestão será pautada no diálogo constante com os associados, com a sociedade e com as instituições públicas.
“Nossa gestão vai ter como primeira e última palavra o diálogo. É fundamental que a gente dialogue para tentar melhorar a vida em sociedade e resgatar alguns valores da classe dos delegados de polícia. Não se avança no processo civilizatório sem conversa, sem escuta. O aprendizado só acontece a partir do diálogo”, concluiu Farias.