O deputado estadual Emerson Jarude (Novo) disse que vai intensificar a fiscalização nas escolas do Acre e na Secretaria de Estado de Educação. Ele pontuou durante a sessão desta quinta-feira (6) que é inadmissível que o orçamento da Educação seja de R$ 3 bilhões e o Acre ocupe a 26ª posição no Ranking de Competividade dos Estados.
Eu venho falar de um dos objetivos do nosso mandato que é buscar construir uma Educação de qualidade. No entanto, o que percebemos uma verdadeira negligência quanto aos alunos. Digo isso porque o orçamento do Estado do Acre para investir na Educação é de quase R$ 3 bilhões. E ao mesmo tempo nós temos o Ranking de Competitividade dos Estados que nos mostra que o Acre ocupa a 26ª posição quando o assunto é Educação. Isso nos mostra claramente que a gestão vem falhando muito neste aspecto”, disse Jarude.
O parlamentar afirmou que a Educação do Acre só mudará quando: “tiver um governo comprometido e se nós tivermos um secretário que tenha atenção para os alunos e não para os seus interesses pessoais. Quero aqui anunciar que nós vamos intensificar as fiscalizações na Secretaria de Educação do Estado do Acre. Não dá mais para a gente aceitar que o Acre sempre ocupe as últimas posições quando o assunto é Educação”, completou.
Ele acrescentou ainda que o concurso aberto para 3 mil vagas “deixa muito a desejar no seu processo de escolha”, deixando inclusive a possibilidade de intervenções políticas no processo de escolha, aqueles que serão aprovados neste concurso. Cabe a nós evitarmos tudo isso”.