Dos 513 deputados federais que compõem a Câmara dos Deputados, 66 deles — o equivalente a cerca de 13% da Casa — não apresentaram nenhum projeto de Lei no primeiro semestre de 2025. Entre os parlamentares listados estão dois do Acre: Zezinho Barbary (PP) e Antônia Lúcia (Republicanos), conforme levantamento divulgado pelo portal Congresso em Foco, com base em dados oficiais do site da Câmara, atualizados até o dia 25 de julho.
A ausência de proposições legislativas chama a atenção, especialmente em um momento em que a sociedade cobra maior atuação dos seus eleitos no Congresso Nacional. Apesar disso, a não apresentação de propostas legislativas durante mais da metade do ano legislativo levanta questionamentos sobre o nível de engajamento dos parlamentares com as demandas legislativas formais.
A atividade parlamentar, vale lembrar, não se resume apenas à apresentação de projetos de Lei, mas essa é uma das atribuições centrais do cargo, ao lado da fiscalização, do debate político e da articulação em comissões. Barbary, que está em seu primeiro mandato como deputado federal, foi eleito com base em uma plataforma voltada para o interior do Estado, especialmente as regiões do Juruá e Purus. Já Antônia Lúcia, que retornou à Câmara após um período afastada, tem como base eleitoral setores evangélicos.