O Acre ocupa a última posição no ranking nacional de salários de admissão divulgado em fevereiro deste ano pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O levantamento, que considera dados de 2024, revela que o Estado é o pior pagador entre as 27 unidades federativas do país.
Segundo a pesquisa, o salário médio real de admissão no Brasil teve um crescimento de 2% em relação ao mesmo período de 2023, atingindo a média nacional de R$ 2.178. No entanto, o Acre ficou abaixo desse valor.
O ranking é liderado por Estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste. São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro ocupam, respectivamente, as três primeiras posições com os maiores salários de admissão. Essas regiões também apresentaram crescimento significativo na remuneração média em comparação com o ano anterior.
Enquanto isso, o Norte e o Nordeste concentram os menores salários. A Firjan destaca que fatores como o nível de industrialização, o custo de vida e o dinamismo do mercado de trabalho local influenciam diretamente a remuneração oferecida pelas empresas.
Estados com os maiores salários médios de admissão em 2024:
1. São Paulo (alta acumulada)
2. Distrito Federal (alta acumulada)
3. Rio de Janeiro (alta acumulada)
4. Santa Catarina
5. Rio Grande do Sul
6. Paraná
7. Mato Grosso
8. Mato Grosso do Sul
9. Goiás
10. Espírito Santo.