..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Deputados voltam a questionar administração de Marcos Frank à frente do Iapen: “a quem interessa o caos do sistema prisional?”

Deputados voltam a questionar administração de Marcos Frank à frente do Iapen: “a quem interessa o caos do sistema prisional?”

Os deputados estaduais defenderam nesta terça-feira (9/9) o fortalecimento do sistema penitenciário do Acre. O primeiro a falar foi o deputado Fagner Calegário (Podemos). Ele defendeu a ida de uma comissão de parlamentares aos presídios do Acre. Calegário questionou as inúmeras fugas registradas nos últimos anos.

Já o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) disse que o problema do Sistema Penitenciário do Acre é antigo e merece atenção. “Não é de hoje que uma área tão sensível, tão delicada, que sempre estar faltando algo, porque nunca diminui a sua superlotação, não pode persistir com conflitos administrativos. Não pode permanecer numa relação tensionada internamente. Eu nunca imaginei que hoje a gente tivesse que conversar com policiais penais às escondidas, com medo de represálias. É preciso dizer as coisas como elas são”, afirmou.

Edvaldo Magalhães disse ainda que “não dá para tapar o sol com a peneira”. “Botaram alguém para dirigir o sistema que é alheio. Disso isso lá no início. Eu me posicionei naquela época. Eu penso que devemos tratar o assunto com a gravidade que ele tem. Vai ter a apreciação de uma matéria que foi vetada pelo governo e os motivos do veto são risíveis. Esse projeto não foi de autoria, na sua inicial, do deputado Arlenilson, não. Todo dia a vida desses trabalhadores correm risco, muito risco. Contem com meu apoio, com minha solidariedade. O problema é grave, não vem de hoje e precisa de soluções imediatas”.

Emerson Jarude também comentou. “Se eu não tenho dinheiro para fazer tudo, eu tenho que ter prioridade. E hoje, infelizmente, temos um sistema prisional sucateado propositalmente. Por diversas vezes poderia ter mandado dinheiro para lá, mas não preferiu contratar milhões e milhões de jatinho, contratou shows milionários. E agora está chegando a conta para que não merece pagar”.

Michelle Melo (PDT) também se posicionou. Disse que o mais a preocupa é as diversas reclamações de todos os servidores do sistema prisional. “Tivemos um caos ali em que cabeças foram arrancadas. Eu me pergunto se realmente há uma birra com relação ao sistema prisional. Eu me pergunto a quem interessa o caos do sistema prisional? A quem interessa policiais penais perseguidos e adoecidos?”, questionou.