O deputado Luiz Tchê (PDT) apresentou um anteprojeto de lei que visa ampliar as Áreas de Livre Comércio de Brasileia e Cruzeiro do Sul para todo o território acreano, durante a sessão desta terça-feira, 30, na Aleac.
A ideia é fomentar o desenvolvimento regional e possibilitar que municípios como Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, por exemplo, seja beneficiado com os incentivos do governo federal e assim diminuir as desigualdades sociais.
“A meu ver, a presente proposição é uma aspiração dos municípios que fazem fronteira com o Peru e que veem sua viabilidade econômica ligada aos benefícios concedidos às áreas de livre comércio. Meu propósito é fortalecer o comércio entre os países, desenvolver produtos para a indústria a partir das extraordinárias riquezas da nossa biodiversidade e valorizar a atividade extrativista, se apresentar como uma grande oportunidade de desenvolvimento para o Estado”, destaca Luís Tchê.
Para o deputado pedetista, não há como desenvolver o Acre se não forem criadas formas de criar vagas de emprego. Ele destacou que a medida tem essa finalidade, abrir novos postos de trabalho com a isenção de impostos ou até mesmo a redução destes.
“Não conseguido ver outra forma de o Brasil e o Acre melhorar se a gente não gerar emprego. Quem é a mola propulsora da economia são os empregados. É um ciclo que a gente consegue movimentar”, destaca.
O deputado federal, Jesus Sérgio (PDT) apresentou a mesma matéria na Câmara Federal. A ideia de Tchê é corroborar com o pensamento de Sérgio no sentido de ganhar força e assim fazer com que os parlamentares estaduais que tenham seus representantes em Brasília abracem a causa.