Entrevistado nesta quinta-feira, dia 03, durante o podcast Papo Informal, transmitido pelo portal Notícias da Hora, o deputado estadual Afonso Fernandes, presidente do Solidariedade no Acre, diz que é de direita, e que prega para o Acre, a política do liberalismo, onde o Estado e o Privado atuam em sinergia, mas sem dependência um do outro.
A resposta de Afonso foi direcionada a uma pergunta feita pelo jornalista Luciano Tavares, que questionou qual o lado político que o deputado estadual defende efetivamente. Afonso foi assessor nos governos do PT, quando era filiado e dirigia o PSDC, partido que apoiava os governos da Frente Popular do Acre, entre 2023-0218.
“Eu me identifico com a política de direita porque, assim, eu sempre preguei o liberalismo, onde o Estado deveria se desassociar da parte empresarial, e eu vou dar um exemplo de que os governos do passado se preocuparam em montar algumas estruturas, mas essas estruturas deveriam, num primeiro momento, ter sido entregues a empresários, para que trabalhasse sem a mão do Estado”, pontua o deputado.
Ao complementar o posicionamento, Afonso Fernandes negou ser dono ou sócio da empresa que administra a fábrica de preservativos que fica em Xapuri, e que foi entregue pelo ex-governador Tião Viana, de quem era assessor especial, à iniciativa privada. “Eu apenas fiz a intermediação entre o Estado e o grupo de empresários, para que criassem uma nova estruturação jurídica, que depois fez a parceria com o Estado.