A deputada federal Antônia Lúcia Câmara (Republicanos) divulgou, nesta quinta-feira, 17, uma nota em que denuncia ser vítima de um crime digital, envolvendo o uso indevido de sua imagem e voz em um vídeo que circula nas redes sociais. O material estaria relacionado à disputa pela presidência da Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Acre (Ceimadac).
Segundo a nota, o conteúdo foi produzido com o uso de tecnologias de inteligência artificial, com o objetivo de "manchar sua reputação" e enfraquecer seu apoio à candidatura do pastor Pedro Abreu, aliado político da parlamentar. Ela nega qualquer envolvimento em manobras ou declarações ofensivas relacionadas ao processo eleitoral interno da Ceimadac.
“Trata-se de conteúdo falso, produzido com o uso de Inteligência Artificial, com o objetivo de manchar sua reputação, causar danos à sua imagem pública e enfraquecer seu apoio à candidatura do pastor Pedro Abreu à presidência da convenção”, diz o comunicado.
A deputada informou que registrou boletim de ocorrência e pediu perícia técnica especializada para comprovar a falsificação do material. A assessoria confirmou que a parlamentar pretende acionar os responsáveis nas esferas cível e criminal.
No comunicado, Antônia Lúcia também faz um apelo à população para que evite compartilhar conteúdos não verificados, reforçando que fake news têm impacto direto na vida pública e na convivência democrática, sobretudo em temas que envolvem religião e política. “A verdade prevalecerá”, conclui a deputada, reforçando sua confiança nas instituições judiciais”, concluiu a parlamentar.