..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

De Sibá a famoso ativista dos cornos: saiba quem são os oito suplentes dos candidatos ao Senado no Acre

De Sibá a famoso ativista dos cornos: saiba quem são os oito suplentes dos candidatos ao Senado no Acre

Os três senadores do Acre que atualmente representam o Estado em Brasília ascenderam ao cargo a partir da suplência. Isso por si só parece valorizar ainda mais o cargo de suplente. Mailza (PP) virou senadora após Gladson Cameli, até 2018 titular do cargo, ser eleito governador. Já Eduardo Velloso (UB) e Maria das Vitórias (PSD) assumiram o Senado há um mês depois que Marcio Bittar e Sérgio Petecão, ambos candidatos a governador, resolveram pedir afastamento até outubro para se dedicarem à campanha.

O mandato de senador dura oito anos. É considerado o “céu” dos políticos. Apenas 81 ocupam esse espaço “celestial” no Congresso, sendo que são renovados em uma eleição um terço e na eleição subsequente dois terços das cadeiras. Neste ano serão eleitos apenas um por estado.

Os suplentes

Jenilson Leite (PSB) escolheu como suplente o ex-vice-governador Cesar Messias, seu correligionário e presidente regional do PSB, que também já foi deputado federal e prefeito de Cruzeiro do Sul.

A ex-vice-governadora do Acre, Nazaré Araújo (PT) tem como suplente o ex-deputado federal e ex-senador Sibá Machado, também do PT. Sibá também já foi senador e chegou ao cargo por meio da suplência. Ele substituiu em 2003 a então senadora Marina Silva (ex-PT), que deixou o cargo para virar ministra do Meio Ambiente do governo Lula.

A ex-vereadora Beth Pinheiro (PL) é a suplente da professora Marcia Bittar, também do PL.

Já o advogado Sanderson Moura, candidato do PSOL ao Senado tem como suplente o sociólogo Augusto Maia (PSOL).

nomes

Dimas Sandas (Agir) resolveu escolher como suplente Tiago Farias, conhecido na opinião pública local por seu ativismo na Associação dos Cornos do Acre e apresentar podcasts em canais na internet.

O suplente de Ney Amorim (Podemos) é Renan Bithis (PDT), servidor público que até pouco tempo ocupava cargo de diretor na Secretaria de Polícia Civil do Acre.

O empresário Gemil Júnior (UB), que já foi secretário de Saúde e diretor-presidente do Detran no governo Tião Viana, foi o escolhido por Alan Rick (UB) como suplente.

Solino Matos, presidente do Avante, e assessor de Sérgio Petecão (PSD), candidato a governador do Acre, é o suplente de Vanda Milani, que concorre a vaga ao Senado pelo PROS.