O deputado federal Coronel Ulysses (UB/AC) culpou o ex-senador Jorge Viana, relator do Código Florestal, e a ministra do Meio Ambiente Marina Silva, pela situação vivenciada pelos produtores rurais da Reserva Extrativista Chico Mendes. Ele disse que foi nos governos de Jorge Viana que foi estabelecida a florestania, como política de desenvolvimento.
“As nossas escolhas, elas definem o nosso futuro. Esse estado, por muito tempo, escolheu a política da florestania, a política da miséria. Esse estado escolheu por muito tempo a esquerda para governar esse estado. E a culpa por essa lei se chama Jorge Viana e Marina Silva. Vamos colocar os pingos nos is. A perseguição que eles estão sofrendo é culpa da Marina porque ela manda no ICMBio, ela manda no Ibama. Ela é a comandante desses órgãos. Vamos deixar de hipocrisia”, disparou Ulysses.
Ao falar especificamente na ação do ICMBio, no âmbito da Operação Suçuarana, o parlamentar federal disse ter identificado “abuso de autoridade” por parte dos agentes.
“Levaram tudo deles, não indenizaram nada. Se fosse o MST (Movimento dos Sem Terra) que tivesse invadido as terras, não tinha dois helicópteros lá, não tinha Força Nacional, não tinha Ibama, não tinha nenhuma polícia lá. E outra coisa, foram na sua casa à noite. Eu tenho 30 anos se Segurança. Até com ordem judicial, só pode fazê-la de dia. Fizeram à noite, isso é abuso de autoridade”, frisou.