..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Comitê condena críticas à vacina após infecção e mortes de idosos no Lar Vicentino de Rio Branco

Comitê condena críticas à vacina após infecção e mortes de idosos no Lar Vicentino de Rio Branco

O Comitê Técnico Estadual de Investigação de Eventos Adversos Pós-Vacinação contra Covid-19 do Acre condenou a divulgação de informações que colocam em xeque a eficácia da vacina CoronaVac, desenvolvida pela Instituto Butantan, após a imunização dos idosos e profissionais do Lar Vicentino, em Rio Branco.

Na instituição filantrópica, 23 idosos estão com Covid-19 e ao menos quatro pessoas morreram com a suspeita da doença. O Colegiado se reuniu na segunda-feira, dia 1º, para debater as críticas à vacinação, bem como a divulgação de notícias falsas, dando conta de que a vacina causou a infecção e doença dos idosos e funcionários do lar.

“Um óbito ocorreu por Covid-19 no dia 26 de fevereiro, após internação de três dias no Huerb. Nesse caso, em consulta à literatura disponível sobre o tema, observa-se que na população idosa a resposta imune é mais lenta do que na população mais jovem (imunossenescência), retardando assim a proteção contra o vírus”, explica a nota pública do Comitê.

Além disso, diz o colegiado estadual, “as vacinas disponibilizadas foram aprovadas pela Anvisa e por outros órgãos renomados no mundo, garantindo sua eficácia e segurança, sendo a única forma confiável e segura de proteção coletiva contra a Covid-19”, motivo pelo qual o “comitê condena com veemência a prática deliberada de divulgação de notícias falsas e ‘caça-cliques’”, completa.