..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Comissões aprovam PL que autoriza entrada do Acre no Propag para renegociação de dívidas

Comissões aprovam PL que autoriza entrada do Acre no Propag para renegociação de dívidas

As comissões de Constituição e Justiça e de Serviço Público da Aleac aprovaram, hoje (17/12), o projeto de lei que autoriza o governo do Acre a aderir ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). A medida é um dos requisitos para adesão ao programa.

Até o dia 8 de dezembro, os estados de Rondônia, Mato Grosso, Roraima, Amapá, Pará, Maranhão, Paraná e o Distrito Federal não haviam aderido ao Programa. Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Piauí e Ceará já aderiram. Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul estão com projetos em análises nas assembleias.

Os que estão avaliando a proposta internamente são os governos do Rio Grande do Norte, Paraíba, São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina.

O Propag visa promover a revisão dos termos das dívidas dos Estados e do Distrito Federal com a União. Os principais objetivos são: apoiar a recuperação fiscal dos Estados, criar condições estruturais de incremento de produtividade, enfrentar mudanças climáticas e melhorar infraestrutura, segurança pública e educação (especialmente formação profissional).

A Secretaria do Tesouro Nacional detalha que para aderir ao Programa, é preciso “manifestação expressa do governador quanto à intenção de aderir”, “indicação detalhada dos ativos a serem transferidos (se houver)” e “leis autorizativas publicadas no Diário Oficial do Estado”.