O almirante Alvin Holsey, comandante do Comando Sul (Southcom) das Forças Armadas dos Estados Unidos, iniciou nesta semana uma visita oficial de três dias ao Brasil, com passagens por Brasília e pelo Estado do Acre, na região da tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Bolívia.
De acordo com informações divulgadas pela Embaixada dos EUA nesta segunda-feira, 19, Holsey terá compromissos com autoridades brasileiras, incluindo uma reunião com o ministro da Defesa, José Múcio, e integrantes do Alto Comando das Forças Armadas.
Após a agenda na Capital federal, o almirante seguirá para o Acre, onde visitará a área de fronteira internacional, considerada estratégica no combate ao narcotráfico, contrabando e outras formas de crime organizado.
“A visita oferece uma oportunidade de obter uma visão direta dos desafios e das ameaças presentes na região de fronteira compartilhada entre Brasil, Peru e Bolívia, especialmente aqueles relacionados ao tráfico ilegal”, afirmou a embaixada norte-americana.
Holsey está à frente do Southcom desde novembro de 2024. A visita ao Brasil reforça a cooperação entre os dois países na área de segurança e defesa, com foco especial no enfrentamento ao crime organizado transnacional, ao terrorismo e ao narcotráfico.
No mês anterior, Holsey esteve na Argentina, onde se reuniu com o presidente Javier Milei, também em missão oficial. A visita ocorre em um momento de intensificação da presença diplomática e militar dos EUA na América do Sul.