A Câmara Municipal de Rio Branco realiza na manhã desta sexta-feira, 11, na Baixada da Sobral a 1ª edição da Câmara Itinerante, na regional. O evento, com participação massiva da comunidade, ocorreu nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sobral, ao lado da Praça da Semsur, e levou para mais perto da população não apenas o parlamento mirim, mas também uma série de serviços gratuitos essenciais.
O projeto tem como objetivo aproximar o Legislativo da comunidade, promovendo escuta ativa das demandas locais e incentivando a participação popular nas decisões públicas. A iniciativa reuniu vereadores, secretários municipais e moradores da região em um espaço de diálogo, principalmente de reivindicações da comunidade.
O presidente da Câmara, vereador Joabe Lira (UB), ressaltou o propósito da ação. “Queremos levar a Câmara Municipal para dentro dos bairros, aproximando-a da população. Hoje, estamos aqui para ouvir as reivindicações e buscar soluções para os problemas da Baixada da Sobral. Além disso, oferecemos diversos serviços, como atendimento odontológico, assessoria jurídica em parceria com a OAB, exames de sangue e recreação infantil.”
A vereadora Elzinha Mendonça (PP) também destacou o caráter participativo da proposta, pontuando que as audiências públicas são ferramentas importantes para fortalecer a democracia.
“A audiência pública é um instrumento essencial para ouvir a população. Ampliamos esse debate para abordar diversos temas, unindo os parlamentares à comunidade e promovendo encaminhamentos que atendam às demandas locais.”
Para o vereador Samir Bestene (PP), a ação amplia o alcance da Câmara junto àqueles que mais precisam:
“Muitas pessoas não conseguem ir até a Câmara ou acompanhar as sessões online. Este é o momento de dar voz àqueles que enfrentam dificuldades e buscar melhorias para a região”, concluiu o progressista.
A Câmara Itinerante também ofereceu serviços como atendimento médico, vacinação, aferição de pressão, cortes de cabelo, cadastro para programas sociais, além de atividades recreativas para crianças.
Segundo Lira, a ação será expandida para outros bairros da Capital e também para a zona rural.