..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Com o objetivo de estancar rota da cocaína no Juruá, governo Lula vai inaugurar centro de inteligência

Com o objetivo de estancar rota da cocaína no Juruá, governo Lula vai inaugurar centro de inteligência

Como forma de coibir a entrada da cocaína peruana por rios do Vale do Juruá, o governo federal trabalha para entregar, em fevereiro, um centro de inteligência em Cruzeiro do Sul. Além disso, a inauguração do porto de Chancay, no Peru, impulsionou a escolha.

A informação é do Ministério da Justiça e Segurança Pública, confirmada pelo secretário nacional de Segurança Pública Mario Sarrubbo.

Entre as atividades que serão desenvolvidas está a coleta de informações sobre integrantes das organizações criminosas para subsidiar a elaboração de estratégias preventivas de combate ao tráfico de armas, drogas e redução de violência criminosa.

Há outros centros em operação no País, semelhante ao que será inaugurado em Cruzeiro do Sul. A principal função de cada centro é coletar, analisar e disseminar inteligência para tomadores de decisão dos estados e demais agências de inteligência de segurança pública.

Sarrubbo afirmou que a escolha por uma cidade próxima à fronteira se deu pelo fato de “ali é uma fronteira crítica de tráfico” tanto de entorpecentes quanto de armas.