..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Com caldo de canela, servidores municipais protestam em frente à Câmara de Rio Branco pelo repasse do reajuste do piso nacional

Com caldo de canela, servidores municipais protestam em frente à Câmara de Rio Branco pelo repasse do reajuste do piso nacional

Agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e trabalhadores da vigilância em zoonoses realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira, 1°, em frente à Câmara Municipal de Rio Branco. A mobilização teve como símbolo um “caldo de canela”, oferecido aos participantes como forma de chamar a atenção para a situação da categoria, que cobra da Prefeitura o repasse do reajuste do piso nacional.

O presidente da Associação dos Servidores Municipais de Rio Branco (Assemurb), José Augusto, destacou que o reajuste foi garantido pelo governo federal ainda em janeiro, mas até agora não foi repassado pelo município.

WhatsApp_Image_2025-10-01_at_09.09.57.jpeg

“É o dia que nós marcamos para vir aqui na Câmara fazer a defesa do piso nacional dessa categoria. Porque já recebe piso, mas tem um reajuste feito em janeiro, que até esse presente momento o prefeito não repassou. E esse reajuste foi feito pelo governo federal, com recursos e verbas federais. Então a prefeitura precisa repassar para a categoria. Nós estamos aqui hoje na Câmara, buscando o apoio dos vereadores e sensibilizando o prefeito a encaminhar o projeto de lei que autoriza a pagar o piso e o retroativo também”, declarou.

Além da defesa do piso, o movimento também reforçou a necessidade de um reajuste salarial para todos os servidores municipais. Em tom de crítica e ironia, José Augusto explicou o ato simbólico do protesto:

“É necessário cozinhar uma canela para poder o prefeito se sensibilizar. Porque hoje nem canela está dando para o pessoal fazer o caldo. Mais tarde vai ser servido aqui para a turma que está presente. Prefeito, vem tomar um caldinho de canela com a gente”, completou.