..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Com apoio do governo do Estado, Rodrigues Alves encerra Festival da Banana com inovação tecnológica

Com apoio do governo do Estado, Rodrigues Alves encerra Festival da Banana com inovação tecnológica

O município de Rodrigues Alves encerrou neste domingo, 5, a 9ª edição do Festival da Banana, com recorde de público e uma programação que movimentou a economia local e reiterou  o potencial produtivo e cultural da região. O evento, que contou com apoio do governo do Estado, foi palco de celebração, geração de renda e valorização das famílias que trabalham com o cultivo e beneficiamento da banana.

Integrando a programação, a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) realizou o ConectaBanana, evento que levou inovação e tecnologia para dentro do Festival da Banana. A iniciativa faz parte de uma série de ações que o governo do Estado tem promovido na região do Juruá para aproximar a tecnologia das pessoas e despertar novos talentos.

Jovens de Rodrigues Alves participaram do maior evento digital da região do Juruá. Foto: Édson Fernandes/Secom

“Hoje, com o ConectaBanana, damos mais um passo importante, desta vez em Rodrigues Alves, consolidando o Juruá como uma região de destaque no mapa da inovação acreana”, afirmou gestor da Seict no Juruá, Alcy Costa.

A Seict já realizou, nos últimos meses, projetos como a Primeira Gincana Digital do Juruá; o Gov Tech HAB, na Expoacre Juruá; o Farinova, dentro do Festival da Farinha em Cruzeiro do Sul; e o Cocotech, no Festival do Coco, em Mâncio Lima. Agora.

O vice-prefeito do município, Neto do Jamilson, destacou a satisfação em contar com a parceria do Estado, por meio da Seict. “É uma alegria imensa ver Rodrigues Alves recebendo um espaço como o ConectaBanana dentro do nosso Festival da Banana. O festival, que já é símbolo da nossa força no campo e da nossa tradição, agora também se torna palco da tecnologia e da inovação. Isso mostra que a cidade está preparada para o futuro, mas sem perder suas raízes”.

Final do ConectaBanana. Foto: Édson Fernandes/Secom

o ConectaBanana e as demais iniciativas, têm um propósito comum: unir tradição e inovação, mostrando que o Acre tem potencial para crescer com sua própria identidade e preparar a juventude para os desafios do futuro.

Para o coordenador dos jogos, Mateus Costa, estar no ConectaBanana é fazer parte de um movimento estadual de inovação que começou com o apoio do governo. “A Futurion1 [grupo que organizou os jogos] nasceu do sonho de mostrar que a juventude do Acre tem força, criatividade e talento para transformar o presente em futuro”, afirmou.

Já o campeão de Free Fire, Ryan Oliveira, falou sobre o aprendizado adquirido. “Aqui a gente joga, se diverte, mas também aprende muito sobre tecnologia, trabalho em equipe e respeito. É bonito ver o governo, a prefeitura e a galera da Futurion1 acreditando na juventude e trazendo eventos que unem o que a gente mais gosta com o que a gente mais precisa: conhecimento”, disse.

Premiação dos campeões dos jogos digitais. Foto: Édson Fernandes/Secom

Comércio e Culinária

Durante os dias de festividade, centenas de empreendedores locais tiveram a oportunidade de comercializar produtos derivados da fruta, entre eles doces, bolos, salgados e bebidas típicas. Um dos grandes destaques foi o tradicional “Chico Balanceado”, doce que encantou os visitantes pelo sabor e pela criatividade na utilização da banana como ingrediente principal.

Maior cacho de banana de Rodrigues Alves. Foto: Clemenson Pinheiro/Ascom Rodrigues Alves

A última noite do evento contou com a presença da vice-governadora Mailza Assis, que prestigiou a programação marcada por rodeio, show nacional, escolha do maior cacho de banana e o concurso gastronômico que escolheu o melhor prato derivado da banana.

Detran, Semulher, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros presentes no Festival da Banana. Foto: Neto Lucena/Secom

A grande vencedora foi a tapioca com carne desfiada e banana da terra, que conquistou o público e o júri pelo equilíbrio entre tradição e inovação culinária.