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POLÍTICA

Caravana “BR-364 Pede Socorro”: Audiência pública em Cruzeiro do Sul denuncia abandono da rodovia e cobra ações urgentes do governo federal

Caravana “BR-364 Pede Socorro”: Audiência pública em Cruzeiro do Sul denuncia abandono da rodovia e cobra ações urgentes do governo federal

Está sendo realizada na manhã desta sexta-feira, 6, uma audiência pública em Cruzeiro do Sul com vereadores, lideranças políticas, sindicatos e representantes de associações de produtores rurais do Vale do Juruá. O encontro faz parte da programação da caravana “BR-364 Pede Socorro” e tem como foco a precariedade da rodovia, que é a principal via de acesso ao interior do Acre e essencial para o escoamento da produção e abastecimento da região.

Estão sendo exibidas imagens da viagem da caravana ao longo da BR-364. Buracos, erosões e falta de pavimentação foram apontados como entraves para a trafegabilidade, afetando diretamente o custo de vida e o desenvolvimento econômico dos municípios da região. Um relatório técnico está sendo finalizado para embasar cobranças formais ao governo federal, com pedidos por ações emergenciais de recuperação.

 O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, destacou a importância da rodovia para o desenvolvimento regional. “A BR-364 é a estrada do desenvolvimento. Só em Cruzeiro do Sul, passam mensalmente quase R$ 400 milhões em mercadorias. Se a BR estiver doente, o desenvolvimento também estará. A estrada não tem partido, ela pertence a todos nós”, afirmou, cobrando união entre os entes políticos para garantir melhorias estruturais permanentes na rodovia.

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O Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Nicolau Júnior, reforçou o impacto econômico da BR-364 e defendeu investimentos no sistema de pavimentação em macadame como solução mais duradoura. “Viver no Juruá custa muito mais caro por causa do estado da estrada. O macadame é realidade em alguns trechos e é o único caminho viável. Essa caravana é o símbolo de uma união política sem cores partidárias”, declarou.

 Segundo Nicolau, uma carta de intenções elaborada pela Aleac será entregue ao ministro dos Transportes, Renan Filho, reforçando o apelo por sensibilidade e celeridade do governo federal diante da situação da BR-364.

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O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Acre, Ricardo Araújo, informou que já há previsão de licitação para reconstrução do trecho entre Sena Madureira e Feijó até setembro deste ano. O projeto, estimado em R$ 1,3 bilhão, estava engavetado há mais de uma década. “Já temos mais de 50 quilômetros com pavimentação em macadame prontos. Se conseguirmos manter a união política e ampliar os investimentos, a meta para o próximo ano é entregar mais 100 quilômetros”, disse.

 Araújo destacou ainda que o aporte de emendas parlamentares pode acelerar significativamente as obras. “Se cada parlamentar destinar R$ 15 milhões, já somamos cerca de R$ 175 milhões, o que possibilita fazer mais de 20 quilômetros com qualidade. A população merece respeito e direito de ir e vir com segurança”, concluiu.