..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Câmara de Rio Branco cria Frente Parlamentar para combater excesso de burocracia

Câmara de Rio Branco cria Frente Parlamentar para combater excesso de burocracia

Adesão é facultativa, e os parlamentares que se integrarem serão nomeados por ato da presidência da Casa

A Câmara Municipal de Rio Branco promulgou a Resolução Legislativa nº 11/2025, que institui a Frente Parlamentar para o Enfrentamento do Excesso de Burocracia no Município. A medida foi aprovada em plenário e tem como objetivo promover, acompanhar e fiscalizar políticas públicas voltadas à simplificação de processos e à redução de entraves administrativos que afetam cidadãos e empresas.

A Frente terá caráter suprapartidário e será composta por vereadores interessados em discutir e propor soluções para situações em que normas municipais ultrapassem o princípio da legalidade ou restrinjam a liberdade econômica. A adesão é facultativa, e os parlamentares que se integrarem ao grupo serão nomeados por ato da presidência da Casa, com publicação no Diário Oficial.

Entre as principais atribuições da Frente Parlamentar estão:

- Monitorar a execução de planos e políticas relacionadas à desburocratização;
Realizar reuniões e audiências públicas com a Prefeitura, bancadas estadual e federal, sindicatos e entidades da sociedade civil;

- Acompanhar e sugerir proposições legislativas sobre o tema;
Requisitar, quando necessário, agendas em Brasília ou junto ao governo estadual para tratar da pauta;
- Receber e encaminhar demandas da sociedade e do setor empresarial.

A resolução prevê ainda que a Frente poderá promover encontros, debates e eventos específicos sobre a redução de burocracias no âmbito municipal.
A medida foi promulgada no último dia 9 de setembro de 2025, assinada pelo presidente da Câmara, vereador Joabe Lira, e pelo primeiro secretário, vereador Felipe Tchê.