A sessão na Câmara de Rio Branco, na sessão desta quinta-feira, 8, foi marcada por mais um embate acalorado entre parlamentares. O clima esquentou durante a entrega de uma “Moção de Aplauso” aos servidores da Casa, quando o vereador Eber Machado (MDB) questionou de forma veemente a ausência do presidente do Legislativo, Joabe Lira (PP), o que acabou gerando um bate-boca com o vice-presidente, Leôncio Castro (PSDB).
Visivelmente contrariado, Machado criticou a ausência de Lira, que cumpre agenda externa, e afirmou que era papel do presidente conduzir a homenagem.
“O presidente desta Casa era para estar aqui para entregar a moção. Ele que deve participar dessa homenagem, ele que preside a Câmara. Palhaçada isso”, disparou o emedebista, em tom de protesto.
A crítica não passou batida. Pouco depois, Leôncio Castro usou a tribuna para rebater as declarações e cobrar respeito. “Na ausência dele, eu que comando, na minha ausência, o secretário. Não vou aceitar desrespeito na Câmara. O regimento é claro”, afirmou, demonstrando irritação com a postura do colega.