A vereadora Elzinha Mendonça (PP), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, voltou a defender o afastamento imediato do superintendente do RBTrans, Clendes Vilas Boas, durante a sessão desta quarta-feira, 20, na Câmara Municipal de Rio Branco. O pedido está relacionado às denúncias de assédio moral apresentadas por servidores da autarquia.
Segundo a parlamentar, a medida é necessária para que as investigações ocorram de forma transparente e sem qualquer interferência. Para isso, a Comissão da Mulher deverá elaborar um documento oficial, que será encaminhado ao Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT).
“Já fizemos um documento pedindo o afastamento do senhor Clendes, mas neste novo texto estamos reiterando a solicitação, para que ele possa se defender. Todo mundo tem esse direito, mas as denúncias precisam ser apuradas pelos órgãos competentes”, afirmou Elzinha.
A vereadora lembrou que a Câmara já enfrentou situação semelhante no passado, quando denúncias de assédio foram enviadas ao Ministério Público e resultaram na condenação do acusado. “A Câmara não pode se calar. Tivemos aqui, em outro momento, uma situação similar, e a postura da Comissão foi justamente encaminhar as denúncias. Deu muito certo. Esperamos que, se o senhor Clendes for culpado, que ele arque com as consequências.”
Questionada sobre a posição da vereadora Lucilene do Vale, que se manifestou contrária a assinar pedidos de CPI ou de afastamento, Elzinha preferiu não polemizar. “Cada vereador toma a postura que achar necessária. Não faço julgamento. Somos agentes públicos e cada forma que a gente age, a gente arca com as consequências.”
A reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aconteceu após a sessão desta quarta-feira. No entanto, os parlamentares optaram por analisar com mais calma os documentos antes de concluir o texto. A expectativa é que o documento final seja deliberado até a próxima semana e entregue pessoalmente ao MPAC.
Além da presidência da Comissão da Mulher, Elzinha Mendonça também comanda a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar e a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Rio Branco.