O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, visitou na manhã desta quarta-feira, 7, as instalações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Acre, onde acompanhou de perto a apresentação do campo de sementes de arroz implantado por meio de uma parceria entre a gestão municipal e a
instituição pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
O cultivo, que ocupa uma área de quase três hectares, já se encontra em fase final de maturação e está praticamente pronto para ser colhido.
O objetivo da iniciativa é fortalecer a agricultura familiar por meio da produção e distribuição de sementes de arroz de qualidade, promovendo o desenvolvimento sustentável e reduzindo a dependência de produtos importados. As sementes colhidas neste campo experimental devem beneficiar cerca de 100 pequenos produtores, que poderão plantar em aproximadamente 100 hectares no próximo ciclo produtivo.
Bocalom destacou o papel estratégico do projeto dentro do programa municipal “Produzir para Empregar”, que vem sendo implementado desde o início de sua gestão.
“Isso aqui é fundamental. Assim que assumimos a Prefeitura, começamos a investir em infraestrutura, com prioridade para as estradas. Depois, avançamos para a mecanização, assistência técnica e insumos, como calcário e adubo. Agora, começamos a colher os frutos desse trabalho. Incentivamos a produção de café, milho, mandioca, e chegou a hora de incentivar também o arroz”, afirmou o prefeito.
O chefe do Executivo também enfatizou que a Prefeitura está estruturando unidades de beneficiamento para arroz, feijão e milho, o que exige matéria-prima produzida localmente. “Está aqui o primeiro campo que a Prefeitura de Rio Branco planta para produção de sementes de arroz. Essa parceria com a nossa querida Embrapa vai permitir que a gente dê o primeiro passo para substituir o arroz importado”, completou.
O secretário municipal de Agricultura, Eracides Caetano, acompanhou a visita e explicou o estágio atual da lavoura. “Esse arroz está com cerca de 90 dias desde o plantio e deve estar pronto para a colheita em cerca de 10 dias. Depois, ainda levaremos cerca de 40 dias para o preparo das sementes. A distribuição deve acontecer no início do ano que vem, entre janeiro e fevereiro, no período ideal para o plantio”, detalhou.