..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Bocalom lidera reação no Acre e diz ter “orgulho de estar em conserva” após desfile de escola de samba e trend da família em lata

Bocalom lidera reação no Acre e diz ter “orgulho de estar em conserva” após desfile de escola de samba e trend da família em lata

A repercussão do desfile da escola de samba , que apresentou a ala “neoconservadores em conserva” no Carnaval, gerou manifestações de políticos do Acre. O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), foi um dos que comentaram o caso e publicou mensagem de posicionamento ideológico em suas redes sociais.

Na postagem, Bocalom aderiu à trend criada por parlamentares de oposição e declarou: “Tenho orgulho de estar em conserva pela família e pelos valores. Lutando contra as heresias da esquerda. Sou de direita e morrerei de direita”. Em outra publicação, reforçou: “Em conserva sim! Fé, família e princípios. É nisso que acreditamos. Sempre fui de direita, com muito orgulho!”.

A apresentação carnavalesca que motivou a reação trouxe componentes vestidos como latas de alimentos, com rótulos fazendo referência à “família tradicional” e a grupos ligados ao conservadorismo. O número foi interpretado por parte de parlamentares como sátira ofensiva, enquanto outros classificaram como manifestação artística e crítica social.

Entre lideranças nacionais que criticaram o desfile estão os senadores Magno Malta e Rogério Marinho, que também participaram da mobilização digital com imagens geradas por inteligência artificial retratando suas famílias em rótulos de latas.

WhatsApp_Image_2026-02-17_at_10.57.46.jpeg