O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, recebeu na manhã desta sexta-feira, 19, em seu gabinete, seis estudantes da rede municipal, acompanhados de seus pais, além de três professores, que participarão de uma viagem educacional aos Estados Unidos, em fevereiro de 2026. O grupo irá conhecer a NASA e a Disney, por meio de um programa inovador criado pela Prefeitura de Rio Branco com foco na valorização do mérito escolar e no estímulo à ciência, tecnologia e criatividade.
Durante o encontro, Bocalom destacou que a iniciativa faz parte de uma política contínua de investimento na educação municipal. Professor de matemática por formação, o prefeito ressaltou a importância de despertar o raciocínio lógico, o interesse pela tecnologia e o espírito empreendedor desde a infância.
“Esse não é um projetinho qualquer. É um grande programa que vai acontecer todos os anos. Sempre serão selecionados os melhores alunos para ir à NASA e à Disney. Isso é um prêmio para quem se dedica aos estudos”, afirmou.

O gestor também lembrou uma experiência pessoal para reforçar o impacto transformador desse tipo de vivência. Segundo ele, o contato com novas realidades amplia horizontes e cria referências para toda a vida. “Essas crianças vão voltar com outra cabeça e serão referência nas escolas, influenciando outras a estudarem mais e se prepararem melhor para a vida”, completou.
O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, destacou que programas como esse têm fortalecido a imagem da rede municipal de ensino e atraído a atenção da sociedade. “É um programa inovador, idealizado pelo prefeito Tião Bocalom, assim como outros que já implantamos, como o Mente Inovadora e o programa de robótica. Estamos preparando nossas crianças para o futuro, para que sejam cientistas, profissionais qualificados e cidadãos conscientes”, ressaltou.
Bestene frisou ainda que o intercâmbio internacional permitirá aos alunos conhecer novas culturas e tecnologias, levando esse aprendizado de volta para as escolas municipais. “Eles passam a ter uma nova visão de mundo e isso se reflete diretamente na nossa rede de ensino”, disse.

A mãe da aluna Thaís Andrade afirmou que, apesar da preocupação inicial, a oportunidade representa orgulho e esperança. “Fiquei maravilhada. A gente sempre se preocupa, mas depois se sente lisonjeada. Isso incentiva não só as crianças, mas também os pais a olharem mais de perto a educação dos filhos. O próximo pode ser qualquer criança da nossa cidade”, afirmou.
Já a estudante Ana Luísa não escondeu a ansiedade e a felicidade com a viagem. “Tô muito animada, muito feliz. Já estou me imaginando lá, falando inglês, conversando com as pessoas. Quero ajudar outros também”, disse, sorridente.
