Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, 12, no auditório do Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), a Prefeitura de Rio Branco deu posse a 386 novos servidores efetivos aprovados em concursos públicos realizados nos anos de 2019 e 2024. Os profissionais reforçarão as equipes das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social e Direitos Humanos.
Foram empossados 216 servidores para a área da Saúde, 156 para a Educação e 14 para a Assistência Social. Segundo o prefeito Tião Bocalom, a convocação representa um passo importante para a melhoria dos serviços públicos e substituição de contratos provisórios.
“Precisamos substituir boa parte daqueles contratos provisórios que sempre existiram na Prefeitura. E a demanda está cada dia maior. Estou muito feliz, porque sei o quanto é importante para uma família ter a segurança de um salário no fim do mês. Esses servidores vão atuar diretamente com a população, seja nas escolas, nas unidades de saúde ou nos programas sociais”, afirmou o prefeito.
Profissionais vão atuar diretamente com a população
De acordo com o gestor, todos os convocados irão atuar na linha de frente do atendimento ao público, como médicos, dentistas, agentes comunitários de saúde e professores. Não houve convocação para cargos administrativos nesta etapa.
O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, destacou que a nomeação dos novos servidores demonstra o compromisso da gestão com a população de Rio Branco e com a valorização dos serviços públicos.
“Quando você dá posse a novos servidores, você amplia o alcance das ações da Prefeitura. Na Educação, esses profissionais vão contribuir diretamente para melhorar o atendimento às nossas crianças e às suas famílias. É geração de emprego, é investimento em qualidade de vida”, ressaltou Bestene.
Saúde ganha reforço estratégico
Para o secretário municipal de Saúde, Renan Biths, a chegada dos novos servidores representa o fortalecimento de diversas áreas da pasta, especialmente nas unidades básicas de saúde.
“Hoje é um dia de celebração. Estamos empossando cerca de 220 profissionais da saúde, entre médicos, dentistas, técnicos e enfermeiros. Eles chegam para somar com nossa equipe e ampliar a qualidade do atendimento à população”, disse Biths.
Assistência Social foca em atendimento à população em situação de rua
O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, também comemorou a chegada dos novos profissionais, que, segundo ele, vão fortalecer o atendimento à população em situação de vulnerabilidade.
“Esses novos servidores vão nos ajudar na execução de um novo plano voltado para pessoas em situação de rua. Teremos o reforço de três psicólogos e um assistente social que atuarão diretamente no Centro POP. Isso vai melhorar muito o nosso trabalho”, declarou.
Um sonho realizado
Entre os novos servidores estava a professora Rayelle Freitas, que tomou posse como educadora da Educação Infantil. Emocionada, ela comemorou o início de uma nova etapa.
“Estou muito feliz por estar efetivada e seguir nessa carreira. Esse foi meu primeiro concurso e é, sim, um sonho realizado. Agradeço a Deus e à Prefeitura pela convocação”, disse.
Com a posse, os novos servidores passam a integrar o quadro permanente do funcionalismo municipal e já iniciam suas atividades nesta terça-feira, 13.