..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Bittar chama COP30 de “espetáculo de hipocrisia” e acusa governo de gastar dinheiro público em “farsa”

Bittar chama COP30 de “espetáculo de hipocrisia” e acusa governo de gastar dinheiro público em “farsa”

O senador Márcio Bittar (PL) publicou um vídeo em suas redes sociais no qual faz duras críticas a COP30, realizada em Belém (PA). Em um discurso inflamado, o parlamentar classificou o evento como “um circo bilionário” e “um espetáculo de hipocrisia”, direcionando ataques ao governo Lula, à primeira-dama Janja e ao que chamou de “elite globalista”.

Bittar afirmou que fala “como alguém que cresceu e vive há décadas na Amazônia” e garantiu que a conferência climática seria “uma farsa, agora toda paga com o seu dinheiro”. O senador estruturou sua crítica em três eixos: “hipocrisia ambiental”, “incompetência e mentira” e “vexame internacional”.

O parlamentar atacou o suposto uso de um “barco hotel de luxo” pelo presidente Lula, afirmando que o veículo “queima 135 litros de diesel por hora”. Ele também ironizou as apresentações artísticas registradas em Belém, nas quais performers apareceram caracterizados como animais. Segundo Bittar, “artistas desfilam de girafa, de urso polar, animais que sequer existem na Amazônia ou no Brasil”, o que representaria “o deboche e desconhecimento de quem usa nossa floresta como fantasia de carnaval”.

O senador também criticou declarações de Janja sobre a população amazônica. Ele afirmou que a primeira-dama “inventou dados”, ao mencionar que a região teria 50 milhões de habitantes. “Uma população inteira do Chile inventada pela Janja”, disse. Para Bittar, isso demonstraria “desconhecimento de quem vive numa bolha de luxo”.

Outro ponto de ataque foi o episódio em que, segundo ele, a primeira-dama teria preparado um coquetel para líderes estrangeiros durante a programação, mas que “simplesmente ninguém apareceu”. Na avaliação do senador, o episódio seria reflexo do “isolamento e irrelevância do governo brasileiro”.

Bittar também acusou o PSOL de “manipular indígenas para invadir a COP” e criticou o que chamou de falta de indignação sobre supostos gastos sob sigilo envolvendo o presidente Lula. “Colocar sigilo sobre gasto com dinheiro público e isso o pessoal não liga”, disse.

Ao final, o senador relacionou a conferência a interesses financeiros de organizações ambientalistas e afirmou que a população amazônica permanece “na miséria”, com parte significativa vivendo “em insegurança alimentar”, enquanto elites internacionais participam do evento “de jatinho”.
“A COP30 não é sobre clima coisa nenhuma. É sobre dinheiro, poder e propaganda. E quem paga a conta dessa mentira é o povo brasileiro”, declarou.