Após anos de articulações para a ampliação da capacidade de distribuição de água em Xapuri, o Saneacre inaugurou nesta quarta-feira, 24, sua segunda estação de tratamento no município. O evento foi festejado pela população com a presença do governador Gladson Cameli, do prefeito Maxsuel Maia e do presidente do Saneacre, José Bestene, entre outras autoridades.
“Tive a honra de inaugurar, ao lado do governador Gladson Cameli e do prefeito Maxsuel Maia, a ETA II de Xapuri”, comentou o presidente do Saneacre, José Bestene. Segundo ele, as obras tiveram investimentos de R$ 1,3 milhões, proporcionando capacidade para tratamento de 30 litros por segundo, o que reduzirá a intermitência na distribuição para as torneiras das famílias xapurienses.
“É mais um passo importante do Saneacre para garantir água de qualidade, acompanhar o crescimento da cidade e melhorar a vida da população”, destacou Bestene, agradecendo aos colaboradores da autarquia que, diariamente, contribuem para o avanço dos serviços.
O governador Gladson Cameli também discursou, afirmando que a nova estrutura representa um marco para o saneamento básico local. Gladson explicou que o dinheiro investido na obra é fruto de recursos próprios do Estado, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e do próprio Saneacre.
Gladson também agradeceu ao presidente do Saneacre, José Bestene, e à equipe técnica responsável pela obra. O governador declarou sua gratidão ao prefeito de Xapuri, Maxsuel Maia, e aos vereadores municipais, além de destacar o empenho do secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, e do secretário de Obras, Ítalo Lopes.
“Um trabalho bem realizado precisa de muitas mãos unidas com o mesmo objetivo. E o resultado é esse que estamos vendo, mais água tratada na torneira de todos os xapurienses”, concluiu Camelí.
A ETA II, instalada no Ramal Porto Manso, foi projetada para garantir abastecimento seguro atendendo à demanda da população. A estrutura metálica moderna é resistente à corrosão e de manutenção simplificada, representando um avanço na metodologia de tratamento de água.
A obra reforça o compromisso do Estado com a universalização do saneamento, ampliando a cobertura de água tratada no Acre.