Os atletas acreanos de taekwondo que representarão o Estado em duas importantes disputas internacionais foram homenageados na manhã desta quinta-feira, 25, na Câmara de Rio Branco. A moção de aplauso foi proposta pelo vereador Joaquim Florêncio (PL) em reconhecimento às conquistas recentes e à trajetória dos esportistas.
Os atletas garantiram vaga após o Campeonato Brasileiro de Taekwondo, realizado em agosto na capital acreana, que serviu como seletiva para a 17ª Copa América de Taekwondo e para o Campeonato Mundial de Taekwondo 2025, ambos programados para ocorrer entre os dias 10 e 12 de outubro, em São Paulo.
Para o presidente da Liga Acreana de Taekwondo, mestre Levy Azevedo, a homenagem valoriza o esforço e o talento dos jovens. “Eles foram campeões brasileiros, brilharam no tatame e conquistaram suas vagas com muito mérito. Agora terão a chance de mostrar o taekwondo acreano para o mundo”, afirmou.
No total, quatro atletas garantiram vaga para o Mundial e 12 para a Copa América. No entanto, segundo Levy, a maioria terá de custear a viagem por conta própria. “Dez atletas estão indo sem apoio do governo, comprando suas passagens. Mesmo assim, estão focados, bem treinados e confiantes em trazer bons resultados para o Acre”, frisou Azevedo.