Em discurso nesta quarta-feira (24/9), o deputado estadual e presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Arlenilson Cunha (PL), voltou a falar da necessidade de se convocar mais policiais penais para compor a Polícia Penal. O parlamentar disse que foram registradas em um ano, 28 fugas de detentos. O número é alarmante.
Quero trazer algo que nos preocupa, que é a defasagem de policiais penais, que é um quantitativo muito pequeno. E o reflexo está na quantidade de fugas. São 28 em um ano. É um número muito alto. Se a gente pegar, dar mais de 2 fugas por mês, se você dividir, ou até a cada 15 dias um preso fugindo. Então, é muito preocupante”, disse Arlenilson.
Ele falou ainda que foram convocados 137 policiais penais, sendo 33 deles, mulheres. “Vou ficar só com Rio Branco: 96 para a capital. Nós vamos ter a saída de mais de 100 agentes provisórios. Ou seja, vai ficar pior do que estava. Não vai suprir o quantitativo. Eu venho aqui, é um problema de Estado. A Assembleia Legislativa não tem se refutado a discutir esse tema. Nós queremos aqui, convidar o presidente do Iapen, para estar aqui na terça-feira, às 9 horas. O que não dá é para ter esse número preocupante de fugas”.