Em discurso na Assembleia Legislativa do Acre nesta quarta-feira (1/7), o deputado estadual Arlenilson Cunha (PL) disse que o governo do presidente Lula quer transformar a Amazônia em “jardim botânico dos países estrangeiros”, sem se preocupar com a miséria e a fome que assolam milhões de amazônidas.
Ainda de acordo com ele, a ministra do Meio Ambiente Mariana Silva é a responsável pelas ações dos órgãos de controle na Amazônia, como é o caso da Operação Suçuarana, deflagrada contra produtores que residem na Reserva Chico Mendes, com atividades considerados ilegais, como é o caso da pecuária extensiva, além do permitido para a Resex.
“Essa agenda é uma agenda que não só diz respeito ao Acre. Ao se aproximar a COP-30, a gente tem visto essa investida do governo federal, da nossa ministra acreana Marina, que tem castigado os nossos produtores. E a gente tem acompanhado. Querem usar essa agenda como modo de entregar algo aos países que financiam essa, vamos dizer assim, ‘coisa maravilhosa’, que é castigar os produtores, condená-los à miséria, em troca do capital estrangeiro. Existe sim as digitais da Marina Silva, do governo Lula. Esse governo que vai tanto mal na economia, como vai mal na política. Não podemos aceitar transformar a Amazônia em jardim botânico dos países estrangeiros”, disse.