O presidente da Câmara de Rio Branco, vereador Joabe Lira, negou que exista qualquer proposta em discussão para reduzir os salários dos secretários municipais. A declaração foi dada ao ser questionado sobre informações que circularam nos bastidores políticos e em publicações locais sobre uma possível articulação da Mesa Diretora nesse sentido.
Segundo Joabe, não há projeto em tramitação nem conversa oficial sobre o tema. “Não, não. Só foi especulação”, afirmou, ao ser perguntado se a Mesa Diretora teria apresentado proposta para reduzir os vencimentos do primeiro escalão da Prefeitura.
De acordo com informações divulgadas pelo site Notícias da Hora, o assunto ganhou repercussão após rumores de que vereadores estariam avaliando medidas de contenção envolvendo cargos do Executivo, em meio ao clima de tensão institucional entre Câmara e Prefeitura.
Ao ser novamente questionado se haveria qualquer iniciativa em estudo para equiparar ou reduzir salários de secretários, Joabe Lira voltou a descartar a hipótese e disse que o foco atual do Legislativo está em outra frente de debate. “Não tem que tratar sobre isso”, reforçou.
O presidente também comentou sobre a situação das emendas parlamentares, tema que virou alvo de disputa judicial após medidas adotadas pela Prefeitura. Segundo ele, o caso deve aguardar decisão do Judiciário. “O das emendas está na Justiça e vamos esperar a decisão”, declarou.
Nos bastidores, vereadores ouvidos reservadamente afirmam que o tema chegou a ser comentado de forma informal, mas, até o momento, não houve formalização de proposta nem protocolo de matéria sobre o assunto. A presidência da Casa sustenta que não há discussão oficial em andamento.
