A ex-deputada federal Perpétua Almeida segue trabalhando pelo Acre com resultados concretos. Após, inaugurar em junho o Complexo do Café, agora foi a vez de Cruzeiro do Sul ser beneficiado com um outro novo mercado municipal. Na ABDI, a acreana tem trabalhado para fortalecer a agricultura familiar e o extrativismo, como é o caso da cadeia produtiva do açaí, de Feijó.
Os acreanos seguem colhendo os frutos do trabalho desempenhado pela ex-deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB). Na última sexta-feira (24) e hoje (25), ela cumpriu importantes agendas no Acre, com entrega de resultados. A primeira aconteceu em Cruzeiro do Sul. Uma emenda de autoria dela, no valor de R$ 1,2 milhão possibilitou a construção do Mercado do Agricultor João Machado da Silva, no bairro do Remanso.
A iniciativa contou com uma contrapartida da Prefeitura de Cruzeiro do Sul na ordem de R$ 90 mil. O novo mercado visa não apenas aumentar a renda dos agricultores, mas também garantir acesso a alimentos de qualidade para a população, contribuindo assim para a dinamização da economia local.
Perpétua Almeida destacou a importância do investimento. “Com o prefeito Zequinha a gente bota o dinheiro e a obra acontece e a gente ver ela se concretizar é gratificante. Este mercado facilitará a vida dos produtores e da população, que não precisará mais se deslocar até o mercado central. Acredito que com essa estrutura, estamos atendendo a uma demanda antiga da comunidade”, ressalta.

Já o prefeito Zequinha Lima disse que é preciso “descentralizar a movimentação do mercado central de Cruzeiro do Sul e trazer oportunidades para os bairros. Essa emenda da ex-deputada Perpétua Almeida é uma conquista para a região do Remanso, que é densamente povoada. O investimento em infraestrutura já realizado nas ruas do bairro, somado a este mercado, representa mais uma alternativa que os moradores têm de vender o seu produto direto para o consumidor”.
O Mercado conta com 48 bancas da agricultura familiar, sete boxes que abrigam padaria, açougue e peixaria. Ao todo, 240 pessoas são beneficiadas diretamente com o novo espaço. Indiretos, esse número alcança 8 mil pessoas. Ou seja, a população do Remanso e de bairros adjacentes.
Agenda em Feijó

O sábado (25) também foi de entrega. Dessa vez, em Feijó. Na função de diretora de Economia Sustentável e Industrialização da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Perpétua Almeida assinou pela manhã o convênio para a industrialização do açaí, junto com a presidente da Cooperativa de Produtores, Coletores e Batedores de Açaí de Feijó, (AçaíCoop), Julia Gomes. O convênio possibilitará a elaboraçao de um plano de negócios para a implantação do Complexo Industrial do Açaí de Feijó.
