O deputado estadual Emerson Jarude (Novo) disse durante a sessão desta quarta-feira (3/9), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que o Acre ocupa a 27ª posição no ranking da Educação. Os dados são do Centro de Liderança Pública (CPL). Jarude afirmou que seguirá fiscalizando a gestão de Aberson Carvalho, à frente da Secretaria de Estado de Educação (SEE).
Por várias vezes trouxemos aqui problema na merenda escolar, de estrutura nas escolas, falta de fardamento, empresas do Maranhão ganhando licitações para fazer reformas que não aconteceram, como é o caso da escola do curral apresentada pelo Fantástico, denunciamos aqui concursos públicos que, infelizmente, tinham muito direcionamento em seus editais. Não foram poucas as nossas tentativas em busca de evitar que esse momento chegasse ao nosso estado do Acre, mas essa é uma realidade”, disse o deputado do Novo.
O parlamentar destacou ainda que diante deste cenário, tem procurado auxiliar as escolas com a destinação de emendas. Ele frisou que recentemente o seu mandato criou o Partiu Enem, que leva aulas a estudantes concludentes do ensino Médio que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano.
“Eu seguirei fazendo a minha parte. É tanto que boa parte das minhas emendas, elas são direcionadas para as escolas seja através de um projeto de consulta oftalmológica para perceber aquele aluno que tem dificuldade de enxergar, muitas vezes, até mesmo o quadro da sala, como por exemplo, uma iniciativa que recentemente implementamos, que é o Partiu Enem”.
O Partiu Enem conta com 150 alunos presenciais divididos em três turnos. “E nós fomos além, garantimos que os alunos pudessem acompanhar de maneira online, totalmente gratuito, e receber o material na sua casa. Hoje, nos 22 municípios pode colocar os seus jovens para estudar para o Enem totalmente de graça. Já temos mais de 900 inscritos online no estado do Acre”.